Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Comics - Bob Harras novo Editor Chefe da DC Comics.


Bob Harras começou sua carreira na Marvel Comics, até que chegou ao cargo de Editor Chefe na editora. Como Editor Chefe, ele enfrentou o momento mais conturbado da editora, tanto financeiramente quanto criativamente.

Em sua gestão o Homem Aranha teve sua pior fase, a Saga do Clone e a Marvel foi a beira da falência tendo que pedir concordata. Mas nem tudo é culpa dele, se por um lado criativamente algumas coisas foram ruins, foi na gestão dele que os X-Men tiveram sua grande ascensão e uma das melhores sagas, a Era do Apocalipse. É da sua gestão também a ideia do universo Ultimate, apresentando versões mais modernas dos personagens Marvel. Alias, foi a visão dele que atraiu Joe Quesada para a editora, criando a linha Marvel Knights, além de trazer e Mark Millar para a editora.

Se analisarmos o mesmo período, as duas grandes editoras, Marvel e DC tiveram muitas sagas ruins, mas não creio que seja culpa dos seus respectivos comandantes, mas sim exigência do leitores da época que olharam para a recém formada Image e buscaram aquele padrão (desenhos "bonitos", com mulheres em trajes sumários e poses eróticas, caras musculosos e com dentes cerrados, excesso de hachuras; com arte final e cores fortes feitas no computador, onde os roteiros eram acessórios para destacar a arte), ou seja, as duas grandes tentavam alcançar aquele padrão. Aliás, lembro de uma entrevista feita na época com Jim Lee, pela revista Wizard, onde ele comentava como as duas editoras estavam tentando imitar o padrão de arte final e colorido da Image, dizendo inclusive que a DC estava tentando e a Marvel quase conseguindo.

Sobre a quase falência da Marvel (1996-1997) não vejo clara culpa dele. Harras havia assumido o cargo um ano antes, sendo que o Editor in Chief, nada mais é que o responsável pelas publicações da editora e seu rumo editorial. O que levou a Marvel a concordata foram decisões de seu presidente e do alto escalão da editora, que com as crescentes vendas dos quadrinhos na época, alavancadas pelos especuladores (na época, eram comuns pessoas que não liam quadrinhos adquirirem grande quantidade de revistas para forçar o aumento dos preços em leilões) expandiram a editora e formaram um conglomerado  comprando a Toy Biz. A marvel cresceu de forma desordenada, comprando empresas que poderiam vencre produtos baseados em seus personagens como brinquedos, cards entre outros.

A única culpa que pode ser atribuída a Harras na quebra da editora, foi justamente sua gestão inicialmente muito bem sucedida que deu lastro aos diretores para transformar a Marvel Comics em Marvel Entertainment Group, um conglomerado de empresas que não se sustentavam como se previa.

O que esperar de Bob Harras na DC? Como os rumos criativos da editora estão nas mãos de Jim Lee e Geoff Johns, sendo que este ultimo parece ter as rédeas de toda as ideias para o futuro dos personagens da editora, não apenas nos quadrinhos mas também em outras midias, acredito que Bob Harras irá ser responsável por comandar o dia a dia da editora, se reportando aos dois publishers acima citados, fazendo com que as ideias e rumos já definidos, sejam alcançados. Não espero grandes mudanças, mas talvez seja uma nova visão e pode resultar em algo positivo para a editora.

Bob Harras já trabalhava para a DC, no selo Wildstorm que foi encerrado recentemente e sob o comando de Jim Lee, sendo que neste ano estava trabalhando como group editor for collected editions e editor da nova série Who's Who, que ainda não foi publicada.

O cargo de editor in chief na DC comics, não é ocupado desde a saída de Jenette Kahn, que deixou o cargo em 2002. Dan Didio anteriormente ocupava o cargo de Vice President - Editorial e foi promovido a Vice Presidente - Exexutive Editor, sendo que Jim Lee e Geoff Johns foram promovidos a Publishes, o cargo de Editor in Chief, fica justamente abaixo destes, portanto com bem menos poder de decisão do que quando ele comandava com mãos de ferro os rumos editoriais da Marvel Comics.