Páginas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Matéria - Lado Bom e Lado Ruim do Download de Séries

Verdadeira febre na Internet, o download de filmes, musicas, jogos e séries se tornou uma verdadeira dor de cabeça para as grandes empresas.


No caso da séries, muito se falava que os prejuízos seriam ainda maiores, pois as séries sobrevivem de seus telespectadores e na falta destes, fatalmente o canal deixaria de produzir o material.

Em verdade, o download de séries ajudou no cancelamento de algumas séries, a mais notável sem duvida, foi Heroes, que mantinha expressivos números de download enquanto sua audiência diminuía a cada transmissão pelo canal NBC.

Claro, não podemos creditar o cancelamento unicamente ao download do seriado, talvez o mais expressivo fator que levou ao cancelamento seja a baixa qualidade do seriado, que a cada temporada sofria criticas duras e não conseguia manter a audiência.

Por outro lado, também existe um lado positivo no download de séries, principalmente para nós brasileiros. Há alguns anos, o hiato entre a exibição nos EUA e no Brasil era enorme, as vezes de ano, para que um seriado que estava fazendo sucesso lá pudesse chegar nos canais por assinatura aqui.

Com o advento dos downloads e principalmente da militância dos tradutores, que diga-se de passagem, disponibilizam legendas de alta qualidade sem qualquer ganho financeiro, a coisa mudou.

O que era normal esperar um ano, passou a ser de meses, semanas e finalmente com o ultimo episódio da temporada de True Blood, a HBO, conseguiu exibir simultâneamente com os EUA. Uma vitória para todos que curtem a série e principalmente para os canais por assinatura que perceberam que podem competir com as legendas e downloads da Internet e dar um estimulo para todos acompanharem pela TV por assinatura, com muito mais conforme e sendo respeitados como clientes.



Olhando os diversos canais por assinatura, podemos ver que a coisa está melhorando, e as novas temporadas que nem estrearam nos EUA já estão sendo divulgadas aqui, o que demonstra que a coisa está mudando para melhor. Até mesmo séries que acabaram de estrear, como Boardwalk Empire, exibida dia 19 deste mês na HBO americana, já tem data para aparecer na HBO Brasil, dia 17 de outubro.



Querendo ou não, os downloads vieram para ficar e cabe a cada interessando correr para tirar o melhor dessa situação consumada. Não basta mais olhar para a concorrência, tem que olhar para os consumidores também.